Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E06)


New Orleans é uma cidade tão importante na cultura musical americana, que não poderia ficar de fora do seriado dirigido por Dave Grohl. A rica história da cidade é o sexto episódio de Sonic Highways.

Um lugar que leva ao mundo os talentos de Fats Domino e Little Richard já poderia parar por aí, mas New Orleans é muito mais do que isso. Os últimos 50 anos firmaram a cidade como a capital mundial do blues e do jazz, principalmente com o New Orleans Jazz and Heritage Festival – festival anual de música que reúne a cidade para celebrar a si mesma e a cultura local.

O Foo Fighters chegou como um estranho no ninho. Além de não ter nenhum envolvimento histórico, a banda resolveu gravar “In The Clear” com a Preservation Hall Jazz Band. Localizado na Preservation Hall, prédio com quase 150 anos escolhido para ser o local de gravação da nova faixa, o grupo existe, entre trocas de formações, há mais 50 anos. E os postos ocupados funcionam como cargos que os membros carregam até o final de suas vidas. A escolha de Dave Grohl foi precisa, porque eles representam o corpo e a alma de New Orleans.

Claro que não ficou só nisso, e Dr. John, Allen Toussaint e Cyril Neville, nomes conhecidos da cena local, contaram um pouco suas histórias de sucesso como músicos. A mais empolgante foi a de Dr. John, um verdadeiro showman no palco. A banda citada da vez acabou sendo o Meters, que conta com o baterista Ziggy Modeliste, uma das inspirações de John Bonham, do Led Zeppelin.

A parte final desse episódio ficou reservada para falar da tragédia que abateu a cidade em 2005, quando o furacão Katrina destruiu New Orleans praticamente inteira. Sem água, comida, alimentos e ajuda, os moradores, ao invés de reclamar, arregaçaram as mangas e foram trabalhar. Ao invés de chorar o acontecido, a cidade se uniu na dor da perda de pessoas queridas e se levantou. O blues e o jazz acabaram funcionando como trilha sonora de superação, mostrando ainda mais como é possível superar qualquer coisa.

Se Nashville foi o episódio da crítica ao atual momento musica, New Orleans é a celebração da música e da vida. Que capítulo.



Veja também:
Seriado: Foo Fighters - Sonic Highways (S01E05)
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E04)
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E03)
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E02)
Seriado: Foo Fighters - Sonic Highways (S01E01)




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Comentários