O dia em que David Hasselhoff cantou no Muro de Berlim


Se você pensa que David Hasselhoff era apena o cara de Baywatch, você quase acertou, mas ele era o ator mais conhecido nos anos 1980. E conhecido no nível de Tom Crusie nos dias atuais. Ele caiu de popularidade nos Estados Unidos, porém, inexplicavelmente, teve uma súbita fama na Alemanha Oriental, Áustria e Suíça nos final da década com o single “Looking for Freedom”.

Isso aconteceu justamente no momento decisivo da política mundial daquela época, com as tensões diminuindo e a URSS definhando, o público alemão do lado soviético se apegou ao teor da letra. A canção havia sido lançada em 1978 por Tony Marshall, mas não fez muito sucesso. Usando os mesmos recursos, Hasselhoff, um cara famoso, americano e um dos símbolos do american way of life da época, acabou impulsionando a música nas paradas.

Em 9 de novembro de 1989, depois de 28 anos, o Muro de Berlim começou a ser derrubado. Na véspera de o ano novo, Hasselhoff subiu em um guindaste e cantou a música por horas seguidas. Por isso, o cantor e a canção viraram símbolos de transição entre os anos 1980 e 1990 na parte oriental da Alemanha.

Apesar disso, a crítica não engoliu o fato de ele cantar e “Looking for Freedom” foi eleita a 98ª pior interpretação do século 20. Mas isso não importa muito, já que ele acabou entrando na história de uma nação - ou de parte dela.



Clique aqui para ver a letra.




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+ e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Comentários