Premiações: Prêmio Multishow de Música Brasileira 2013

pmmb

Antes de tudo, não vi boa parte do show de horrores por ter colocado no superjúri para acompanhar a interessante votação de Artista Revelação, Melhor Disco, Melhor Show e Nova Canção. Essa ideia de colocar dez pessoas para discutir a premiação na hora é a melhor coisa feita nesse tipo de entrega de prêmio nos últimos anos. E é interessante ver que são jurados bem distintos – desde gente que fala bem de todo mundo até pessoas que são críticas ao extremo.

Essa votação elegeu Carol Konka como Revelação, colocando de lado Clarice Falcão e Anitta, dois dos atuais hypes de 2013. Uma coisa bem interessante que o André Forastieri falou sobre a moça é que ela é a única a ter algo de música brasileira em seu disco, mesmo sendo bem mediano. E ainda acrescento: Anitta, se não pirar, vira a nova Claudia Leitte do funk da família brasileira socialmente aceitável, e Clarice Falcão, se não optar apenas na carreira de atriz, vira mais uma chata.

Depois do superjúri veio o martírio da parte final da premiação. Paulo Gustavo não é engraçado nem no Vai que Cola, quanto mais em um palco dividido por uma péssima Ivete Sangalo, que, vejam só, venceu na categoria Melhor Cantora. Isso mesmo, a apresentadora venceu. Pode até ser uma coincidência gigante, mas compromete, e muito, a credibilidade da cerimônia que não foi lá essas coisas.

Uma coisa clara: premiação que opta por deixar a decisão nas mãos do público está sujeita a ter o Luan Santana como melhor cantor, sendo que uma gralha com gripe canta melhor do que ele. Aliás, deixar essa decisão nas mãos dos fãs só mostra que ninguém deseja mesmo valorizar os melhores trabalhos ou a música, mas preferem ver artistas bombados vencendo. Isso é atrair audiência, que gera business, que gera exposição, que gera dinheiro para todos e aumentam os números – dinheiro, claro. Uma prova disso é Michel Teló ganhando prêmio. Quem é Michel Teló? O que ele fez fora cantar “Ai se eu te pego”? Nada de relevante, basicamente.

A música, mais uma vez, perdeu. Além disso, são raras as exceções de alguém que se posiciona sobre o momento ruim que a música de massa vive. Ninguém fala nada, tudo é lindo, maravilhoso e feliz. O horror, o horror. Enquanto isso, Naldo, Anitta e outros péssimos cantores vão enchendo os bolsos de dinheiro.

Bom mesmo foi ver Guilherme Arantes recebendo o prêmio de Melhor Disco. Condição Humana não é o melhor trabalho dele, mas é melhor ver alguém que ama a música vencendo do que outros que pisaram no palco. Gang do Eletro dividir o Melhor Show com Caetano Veloso também foi legal e mostra a força do tecnobrega entre os jurados – fora que Gang do Eletro é bem maneiro mesmo.

Outra coisa péssima: os shows. O único aceitável foi o feito por Criolo e Caetano Veloso, vejam vocês. O resto não serviu para nada, nem para distrair – o Twitter estava mais interessante. A plateia de famosos também estava ridícula, e foi a pior de todos os tempos.

O final ainda reservou um pesadelo: três músicas cantadas por Ivete Sangalo, Paulo Gustavo e as duas moças que estavam no palco para completar o cabide de emprego das piadas sem graça. O encerramento só mostrou o que foi a premiação no geral e, se for para ser assim, melhor fazer no Cine Joia no próximo ano. É mais digno.

Essa premiação foi tão cagada que qualquer coisa parece melhor, até mesmo o Creed. Esse Prêmio Multishow foi como uma mulher perder o salto, cair de cara no chão, perder um dente, ir ao dentista e ver que ele estava fechado, chegar em casa e perceber que está sem luz por ter esquecido de pagar a conta. Que mude tudo, menos o superjúri, deixa ele quieto. Afinal, entre tudo que foi dito em três horas, foi a única parte que valeu a pena para quem ficou ligado na internet. Pobre de quem viu apenas pela TV.

Confira os vencedores:

Melhor cantor
Luan Santana

Melhor cantora
Ivete Sangalo

Melhor grupo
Sorriso Maroto

Melhor música
Thiaguinho - "Buquê de Flores"

Melhor show
Paula Fernandes

Experimente
Oba Oba Samba House

Música-chiclete
Anitta - "Show das Poderosas"

Categorias do Júri Especializado

Novo hit
Mahmundi - "Calor do Amor"

Versão do ano
Bárbara Eugênia - "Por Que Brigamos" (versão original: Diana)

Melhor clipe
Anitta - "Show das Poderosas"

Música compartilhada
Metá Metá - "MetaL MetaL"

Categorias do Superjúri

Artista revelação
Karol Conka

Melhor disco
Guilherme Arantes - "Condição Humana"

Melhor show
Caetano Veloso - "Abraçaço"
Gang do Eletro - "Gang do Eletro"

Nova canção
SILVA - "Amor Pra Depois"

Comentários